A equipe do PROEDES participou, esta semana, do VII Simpósio Arquivos & Educação – Arquivos, Educação e práticas de memória decoloniais: possibilidades para a educação formal e informal, apresentando parte do trabalho que é realizado no âmbito do Programa.
Por meio da comunicação “Presença de mulheres no acervo do PROEDES/FE/UFRJ”, a coordenadora do PROEDES, Ana Lúcia Fernandes, apresentou os três arquivos de mulheres que estão depositados no Centro de Documentação: o de Armanda Álvaro Alberto, o de Norma Cunha Osório e o de Odete Toledo. Ana Lúcia também falou um pouco sobre a história do PROEDES e sobre seu funcionamento.
Já a arquivista Michele Almeida apresentou, juntamente com as alunas Amanda Gonçalves, Isabelle Carvalho e Jecyanne Santos, o trabalho “A difusão do conhecimento através de campos interdisciplinares: a experiência no arquivo do educador Rubim Santos Leão de Aquino – Professor da Educação Básica do Rio de Janeiro”. As quatro pesquisadoras narraram como tem sido a experiência de difusão do acervo do professor de história Rubim Aquino a partir da área de atuação de cada uma, tentando mostrar como o trabalho tem contribuído para a formação de novos conhecimentos em diferentes campos disciplinares.