No dia 23 de agosto, o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) promoveu o lançamento do Guia do Acervo do professor Rubim Aquino. A publicação é resultado da dissertação de mestrado Da dispersão à reconstituição do contexto arquivístico do Arquivo do Prof. Rubim Santos Leão de Aquino, desenvolvida pela arquivista Michele Almeida, e traz informações essenciais para todos os pesquisadores interessados na trajetória de Aquino.
Rubim Aquino é uma referência importante na área de Ensino de História. Ele foi professor da disciplina em diferentes escolas do Ensino Básico e em cursos pré-vestibulares. Também escreveu livros didáticos que foram utilizados por milhares de alunos em todo o país como, por exemplo, a coleção História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, adotada em diversas instituições, por décadas. Aquino foi ainda atuante em movimentos sociais e políticos brasileiros do século XX, tendo sido, inclusive, perseguido e preso pela ditadura civil-militar na década de 1970.
Após sua morte, em 2013, a família depositou seu patrimônio documental em doze instituições diferentes. O PROEDES foi uma delas, recebendo, em 2017, cerca de 1.700 itens que pertenceram a Aquino, entre documentos, ilustrações, recortes de revistas e jornais e livros. O Guia do Acervo do professor Rubim Aquino se refere a todos estes registros, mas também aos que estão em outras instituições, de memória, cultura, educação e até esportes. A proposta do Guia é exatamente servir como um instrumento de pesquisa que integre todas essas diversas partes do acervo.
A mesa de abertura do evento de lançamento foi composta pela diretora da Faculdade de Educação, Maria Muanis, e por dois professores do PROEDES: Jucinato de Siqueira Marques, vice-coordenador do Programa e Libania Nacif Xavier, que foi responsável pela vinda do acervo de Aquino para o PROEDES e que, desde então, vem desenvolvendo trabalhos a partir dele.
Em seguida, uma roda de conversa trouxe à tona um pouco das vivências de Aquino. O momento contou com a participação de duas de suas filhas, Estela e Lígia Aquino; de Vera Lúcia Coeli, organizadora do acervo do professor e amiga da família; de Regina Luz e Américo Freire, pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas; de Libania Xavier e de Ana Luce Girão, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz, que orientou a dissertação que originou o Guia.
Depois da roda, a autora do Guia, Michele Almeida, falou sobre como foi o trabalho de construção da publicação. O público também pôde acompanhar como o acervo está sendo tratado e organizado no âmbito do PROEDES, por meio dos depoimentos de cinco estudantes da UFRJ: Larissa Vanda, Viviane Nunes e Izabelle Carvalho, do curso de Pedagogia; Amanda Gonçalves, do curso de História e Jecyanne Santos, do curso de Biblioteconomia. As alunas trouxeram para a plateia imagens dos itens do acervo com os quais trabalham e falaram sobre como a atividade está contribuindo para suas respectivas formações.
Todo o evento foi gravado e está disponível no Youtube da Faculdade de Educação.
Para fazer download do Guia, clique aqui.
Confira mais fotos do evento: