No dia 24 de novembro, foi realizado o evento “20 anos da obra A Nova Pedagogia da Hegemonia: Balanço e perspectivas”, fruto de um trabalho coletivo de organização, que contou com a atuação do PROEDES (FE/UFRJ), do COLEMARX (FE/UFRJ), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz), do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Trabalho, Educação e Serviço Social (TEIA/UFF) e do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão Carlos Nelson Coutinho (ESS/UFRJ).
Foram duas mesas de debate ao longo do dia. Na primeira os participantes, entre eles a fundadora do Coletivo de Estudos de Políticas Públicas, Lúcia Maria Wanderley Neves, discutiram o tema “A Nova Pedagogia da Hegemonia: o que temos de novo no tempo presente?”.

Já na segunda parte do debate, o assunto foi “Contra-hegemonia, cultura e transformação social”. Ao fim de cada mesa, a plateia fez perguntas, participando também da discussão.

O evento reuniu participantes do Coletivo que foram responsáveis pela elaboração da obra “A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso”, publicada em 2005, além de outros pesquisadores interessados no tema. A abertura foi feita pelo professor Jucinato Marques, vice-coordenador do PROEDES.
O encontro foi transmitido pelo canal da Escola de Comunicação da UFRJ. Para acessar as gravações, clique nos links abaixo:
Confira também, na galeria abaixo, mais imagens do evento:







