Categorias
Notícias

Lançada a 3ª edição do livro “Dicionário de educadores: da colônia aos dias atuais”

A celebração de uma das principais obras de referência na área da história da educação brasileira. Assim podemos definir como foi o lançamento da 3ª edição revista e ampliada do Dicionário de educadores: da colônia aos dias atuais, livro organizado pelos professores Maria de Lourdes Fávero, Osmar Fávero e Jader de Medeiros Britto (em memória). O evento aconteceu no dia 17 de setembro, no auditório Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha.

Mesa de abertura do Lançamento. Foto: Eneraldo Carneiro (Comunicação FCC/UFRJ)

Para abrir a cerimônia, foi composta uma mesa com a participação do Magnífico Reitor da UFRJ, Roberto Medronho, a vice-reitora, Cássia Turci, a diretora da Faculdade de Educação, Ana Paula de Moura, a coordenadora do PROEDES, Ana Lúcia Fernandes, o diretor da Editora UFRJ, Marcelo de Moraes e o Chefe da Divisão de Disseminação e Documentação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), Dorivan Ferreira Gomes.

Após as saudações iniciais, foi a vez dos professores Osmar Fávero e Maria de Lourdes Fávero falarem sobre o processo de concepção do livro e da importância da obra para a formação e a prática de milhares de outros educadores no país. Nas palavras emocionadas de Maria de Lourdes,

“No nosso entender, ele é uma produção muito grande e muito importante para a Educação brasileira (…) Trata-se não de uma obra acabada, mas de um presente, em constante processo de produção e elaboração”.

Mesa com os organizadores. Foto: Eneraldo Carneiro (Comunicação FCC/UFRJ)

A professora Libania Xavier mediou a mesa com os organizadores e relembrou o tempo em que Lourdinha, como é carinhosamente conhecida na UFRJ, atuava no PROEDES. Quando ajudou a criar a primeira edição do Dicionário, Maria de Lourdes Fávero ainda estava na coordenação do Programa. A professora foi a responsável por criar o PROEDES, em 1987 e nele permaneceu atuante por mais de trinta anos. O Centro de Documentação ainda guarda os registros dos primeiros esforços de Lourdinha, como é carinhosamente conhecida na UFRJ, para a confecção do livro, ainda na década de 1990.

Maria de Lourdes Fávero escrevendo uma dedicatória.
Foto: Alessandro Costa / AdUFRJ.